o homem que não aprendeu a nadar.

- estes anos já cá cantam !
é ele quem o diz, quando olha para o tempo que passou, e diz também:

- só tenho pena de não ter aprendido a nadar. mas não tive iniciativa!
para continuar:

- de resto só tenho pena de ter tido a iniciativa para o resto das coisas da vida, de tal modo que não sei, por exemplo, se há alguém que goste de mim. nunca houve quem tomasse a iniciativa e me dissesse
- eu gosto de ti, desejo-te, amo-te!
ou coisa assim. sei agora, a olhar para trás que fui eu quem andou a insistir que é o mesmo que ter andado a mendigar amor, amizade, etc.
provavelmente ninguém gosta de mim e só conheço quem cedeu às minhas insistências para não ter de me aturar a tristeza e não ser capaz de me desprezar.

- só tenho pena de não ter aprendido a nadar!
é ele quem o diz.

e eu penso que ele o diz porque não precisa realmente de ter vontade para se afogar. basta deixar-se cair.

- estes anos já cá cantam!
é ele quem o diz, como se os dias e os anos tivessem caído do nada para nada.

Sem comentários:

pelos olhos dos dedos

já não sei há quantos anos estava eu em Elvas e aceitei mais um que fui