As cinzas que posso carregar comigo

Como comentário a uma entrada sobre a fala dos olhos que brincam com o fogo de um forno cremátorio, a minha amiga Maria Pedro escrevia, a despropósito, o seguinte:
Caro Professor,
a questão das figuras equivalentes na PAF do 6º ano está mal formulada. O rectângulo e o quadrado não são equivalentes. Se efectuar as medições e calcular a medida ada área, poderá verificá-lo.

Melhores Cumprimentos,
Maria Pedro
Dei-me então ao trabalho de ir a
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=7&fileName=Provas_2ciclo_mat.pdf
e, cuidadosamente copiar o quadrado e o rectângulo da questão 8 da prova de aferição do 6º ano (que convenhamos só por muita sorte teriam exactamente a mesma área depois de passarem por várias máquinas de desenho e cópia) e dei-me ao trabalho de as juntar num só desenho de cinza

para concluir que o lado do quadrado é a média geométrica das dimensões do rectângulo, como se mostra numa construção (geogebra) que é o melhor que se pode pedir para dizer que não é disparatado esperar que alguém as escolha como figuras equivalentes. As restantes escolhas não seriam colhidas por quem sabe da impossibilidade da quadratura do círculo ou que um triangulo que parece o quadrado dobrado a meio não é equivalente ao quadrado.

Acharia já pouco natural, mas enfim não disparatado, que me colocassem uma dúvida dessas no
http://geometrias.blogspot.com

Natural é que coloquem todas as dúvidas e reclamações ao GAVE, gabinete do ME do governo do meu país democrático, sendo certo que o meu voto não contribuíu para tornar possível esse (des)governo.
Não percebo eu porque mereço comentários destes a uma reflexão melancólica sobre as minhas próprias cinzas no lado esquerdo para onde me virei no intuito de esmagar o meu coração. E fico triste.
Ou mereço e só eu não percebo porquê. Até porque não me pronunciei sobre qualquer questão em particular desta ou doutra prova de aferição. Há professores para fazer esses comentários detalhados sobre as questões referidas ao que fazem na sua arte de ensinar. Eu sou professor do 3º ciclo e do secundário e muito honradamente me esforço nesse sentido, sem me arrogar a mais que isso.
De qualquer modo, aqui fica uma ilustração interessante: duas pás de cinza sobre o assunto das minhas cinzas.

Sem comentários:

pelos olhos dos dedos

já não sei há quantos anos estava eu em Elvas e aceitei mais um que fui