Hábitos de leitura?

O   prego no sapato   pergunta e eu respondo:

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Confesso que nunca me passaria pela cabeça querer ser um livro.


2. Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?

Também me deixei maravilhar com velhos eternos que vivem no realismo fantástico latino-americano ou personagens dos romances de Amado, London ou Gorki ou ... de Umberto Ecco, por exemplo. Mas eu sou apanhado por tudo quanto é personagem dos romances que leio. Sou um fraco.


3. Qual foi o último livro que compraste?

O último? Geometria, do Eduardo Veloso, num encontro de professores de Matemática ali para os lados de Albufeira. De vez em quando compro mais uma Geometria do Veloso. Antes, para além de alguns livros de divulgação científica, tinha comprado a "Poesia" de Montale, "A Tábua de Flandres" de Pérez-Reverte, "Glória" de Vasco Pulido Valente e "Documentos Arabicos para a História Portugueza copiados dos originais da Torre do Tombo...." de Fr. João de Sousa. E comprei as "Cartas a Lucílio" de Séneca. Não sei qual foi o último.

4. Que livros estás a ler?

Poesia, de Montale. Rimas, de Petrarca (VGM). A Tábua de Flandres, de Arturo Pérez-Reverte. E descanso a cabeça na geometria deste e daquele

5. Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Nunca saberei. Porque iria para uma ilha deserta? Para morrer? Para ler? Para fugir daqui? Escolhia alguns desafios matemáticos que pudessem dar bons desenhos na areia. E talvez levasse "A ordem alfabética" porque numa ilha deserta teria de ter presente todos os perigos de alguma boa ordem, um Vian qualquer, uma Lírica de Camões para ser feliz e infeliz com todo o encanto.


6. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Ao Arcêncio de "Um murtoseiro" porque sim, ao Delfim de "A sebenta" porque não? e à Rosário Fardilha de "Divas e Contrabaixo" por não a conhecer e não conhecer outra diva com contrabaixo.

Sem comentários: