A reforma e a revolução

Reformado, deixei de dar aulas. De resto, estou cercado pelos mesmos livros, alguns dos quais já não terei tempo de ler. Passo a vida a consultar, isto é, a estudar com vista a alguma realização determinada por um passado feito de aulas. As ideias que fui adiando para um tempo sem aulas continuam a ser adiadas até não ter tempo para lá chegar. Definitivamente. Começa a tomar forma no meu espirito a necessidade de uma nova reforma. Passará por eliminar das estantes do cubículo as montanhas dos últimos papéis e livros. Pensei em trocá-los por outros papéis e livros perdidos na cave, para jogar com a memória de velhos livros e cadernos de poemas. Mas o melhor será trocá-los pelo vazio nas prateleiras ou por objetos de que não me lembre e tenham perdido importância com o passar dos anos, embora permaneçam em algum canto da cave. E pela leitura em bibliotecas que me lembrem que há mais para ler fora do perímetro das minhas preferências, dessas, exactamente dessas de que guardo uma memória baça. As próprias referências, a começar pelas enciclopédias e dicionários, podem ter-se perdido na bruma do tempo que passou. Desarrumarei este meu tempo presente. E talvez recomece a caminhada, como quem sai de casa e segue para nenhum lugar ou para o sítio onde nunca pensei chegar. Quem sabe?

2 comentários:

gloria leite disse...

Quem sabe?
Na crise da mudança de rotinas, há indecisões e algumas vezes deixar correr o tempo sem nada realizar...mas sair do ninho, sem expectativas e de mente aberta dá hipótese de algo encontrar...e há sempre um novo ciclo para ser isco a novas descobertas.
Boa sorte para novidades.
Formiguinha laboriosa
MG

© Maria Manuel disse...

sei, eu tentei começar a arrumar prateleiras, papeis, depois parei de indecisa e algo preguiçosa a essa tarefa. vou deslizando devagarinho entre isto e aquilo, aguardando uma manhã de recomeço em mim.

a si, deixo-lhe um abraço com votos de uma boa caminhada e de um Ano Novo com muitas horas felizes,
Maria manuel

verdura

de Arsélio Martins, mesmo quando não parece .