Nem tudo o que se passa é passado.


1. Parece que afinal ninguém procurava neutralizar uma ameaça à paz e segurança dos vizinhos e do mundo quando se invadiu o Iraque. Diz o administrador da coisa americana que se pretendia tão só derrubar um regime ignóbil e devolver o poder ao povo. Mais descansados por saber que não havia armas de destruição em massa fora dos Estados Unidos da América? Estamos menos descansados porque há tantos regimes ditatoriais ali onde o estaleiro da guerra foi montado que isso pode ser tentação a mais para o empreiteiro norte-americano. A julgar pelas manifestações religiosas e o peso dos ayatollahs que regressam. o voto democrático transformará o Iraque em mais um estado islâmico sob as ordens dos chefes xiitas. A guerra preventiva contra o terrorismo pode vir a dar em guerras santas do terrorismo.
2. As nomeação e tomada de posse de Nobre Guedes como membro do Conselho Superior da Magistratura são bombásticas. Autor das cartas de desagravo do nosso ministro da defesa reativamente ao caso Moderna, Nobre Guedes toma o seu lugar de conselheiro da magistratura e todos nós descansamos sobre o acréscimo de independência e imparcialidade trazida por Nobre Guedes ao Conselho. Fica bem Nobre Guedes como membro de um Conselho que decide sobre nomeações, transferências e promoções dos juízes dos tribunais judiciais, bem como nos parece bem talhado para o exercício da acção disciplinar sobre os juízes o autor das tão conhecidas cartas e confesso autor de estratégias interessantes e logísticas a que Portas se manteve alheio. Há quem diga que quem de alheamento se veste, na praça o despe e … se despede.
3. Fátima Felgueiras foge para o Brasil, para fugir da justiça e procurar a verdade que teima em esconder-se dos olhos dos investigadores e dos juízes. A verdade tinha medo de Fátima Felgueiras e pode ser que agora decida deixar-se agarrar pelo rabo. Os apelos de Fátima ao povo de Felguerias partiram-me o coração. Uma carta dirigida a António Guterres, por um ex-vereador socialista, descreve pormenorizadamente o acordo de cavalheiros e a prática dos cavalheiros dos PS e PSD na Câmara da Amadora. Foi agora tornada pública. Apeteceu-nos dizer: Volta Fátima, estás perdoada!
Já ninguém fala dos casos das corrupções autárquicas do nosso distrito de Aveiro. Quem se lembra? Já só se ouve falar de Águeda de vez em quando.
4. Tantas notícias, tão boas e fantásticas! Se não fossem estas notícias, eu atrever-me-ia a dizer que o mais importante da semana tinha sido a terceira Convenção do Bloco de Esquerda. São importantes as teses que analisam a actual situação do país e servem de orientação para a acção política da esquerda socialista nos processos para uma globalização alternativa aos projectos do neo-liberalismo conservador e imperial. Mais importantes ainda são as teses que definem o europeísmo de esquerda. A cidadania europeia (tantos milhões contra a guerra!) passeia-se em movimentos livres… pela esquerda.

artigo de "o aveiro" de 15/5/2003

Sem comentários:

pelos olhos dos dedos

já não sei há quantos anos estava eu em Elvas e aceitei mais um que fui