mais os mesmos

Todos sabemos que a maior parte dos programas de ensino são nacionais. Todos sabemos que os professores têm todos a mesma formação superior, mais coisa menos coisa. Todos sabemos que as escolas fazem planificações do trabalho lectivo de modos muito semelhantes. Todos sabemos que os professores ensinam as mesmas coisas e que os alunos que aprendem alguma coisa aprendem a mesma coisa. Todos sabemos que os jovens portugueses são, na generalidade, muito parecidos, com acesso a produtos culturais massificados e transmitidos pelas centrais mundiais que uniformizam gostos, atitudes e valores. Todos sabemos que as formas de vida da generalidade das famílias são parecidas no que toca ao tempo disponível para os filhos. Todos sabemos quais são os hábitos gerais de leitura juvenil e sabemos os números a esse respeito recentemente publicados. Todos sabemos que as notícias garantem que o país está a equilibrar as finanças públicas e que o défice está controlado. Todos sabemos que não sabemos o que isso quer dizer a não ser que os nossos consumos se reduzem por medo e por pouco tempo. Todos sabemos que a taxa do desemprego não parou de subir, mesmo quando nos dizem que desceu. Todos sabemos que não sabemos como é que as famílias tocadas pelo desemprego de longa duração sobrevivem e todos sabemos qual é o cheiro da pobreza. Todos sabemos que os jovens dormem pouco e chegam estafados à escola diurna para confirmarem que não rendem. E todos sabemos que quem frequenta a escola nocturna lá chega estafado pelo trabalho que não rende e é natural que a escola não renda. Todos sabemos que, no nosso mundo, para a escola vai quem não trabalha e para o trabalho vai quem não estuda. Todos sabemos que fazemos parte da europa e que dela pinga a ajuda que nós precisamos mesmo quando não sabemos de que ajuda precisamos. Todos sabemos, porque nos disseram, que nós precisamos de estar actualizados e que a nossa capacidade de competir vem de termos tecnologia, mesmo que a não saibamos usar de forma inteligente e a favor da nossa humanidade. Todos sabemos que é muito importante sermos presidência europeia e termos conseguido o tratado porreiro mesmo sem sabermos ler nem escrever o que quer que seja sobre o tratado. Todos sabemos que não sabemos o que fazer de nós mesmos para não sermos mais os mesmos e sermos... os outros portugueses que prometemos aprender a ser.

[o aveiro, 25/10/2007]

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde!

Somos um grupo de alunos da escola secundária Homem Cristo, de Aveiro e estamos a concorrer ao projecto cidades criativas, desenvolvido a nível nacional (http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/).
Este projecto é composto por 3 etapas:

- Diagnóstico da cidade
- Avaliação do seu potencial
- Propostas de projetos para a cidade

Com base no primeiro tópico estamos a procurar visitar diversos locais emblemáticos e importantes de Aveiro e, ao mesmo tempo, a tentar analisar as seus aspectos bons e maus. E épor isto que enviamos este mail à comunidade Bloguer Aveirense. Para que como entendidos e constantes apreciadores/criticos de inúmeros aspectos da cidade nos possam dar sugestões, propostas e críticas, tanto para o nosso blog - http://madeinaveiro.blogs.sapo.pt/ - e decurso do trabalho, como para a própria cidade. Para que possamos enriquecer o nosso trabalho e torna-lo mais abrangente uma vez que poderemos contactar com outros pontos de vista em relação a Aveiro.


Aqui segue a grelha de aspectos a considerar:
(é apenas um exemplo)

Potencial cultural

Dmensão material (a título de exemplo)
Elementos patrimoniais: Edifícios relevantes e monumentos
Equipamentos Culturais (Teatros, Museus, Centros Culturais, Escola de Música, Centros de Arte (tradicional ou contemporânea))
Equipamentos Hoteleiros
Dimensão imaterial (a título de exemplo)
Artistas residentes (Pintores, Escritores, Escultores, Músicos,…)
Redes de Associações Culturais (Companhias de Teatro, Bailado, Música,…)
Empresas ligadas à produção de conteúdos culturais (Editores, Vídeo, Cinema, Música, Design, Entretenimento (ex: jogos))
Programas Culturais Municipais (ou regionais)

Potencial económico

Dimensão material (a título de exemplo)
Concentração de empresas de sectores inovadores
Zonas de localização económica (Comerciais, Parques Industriais ou Zonas Serviços)
Dimensão imaterial (a título de exemplo)
Serviços de apoio a empresas
Incubadoras de Empresas
Acções de apoio ao empreendedorismo
Associações empresariais

Potencial tecnológico

Dimensão material (a título de exemplo)
Centros de Investigação, Universidades & Politécnicos
Escolas Profissionais ou Tecnológicas
Centros de Ciência e Tecnologia
Infra-estruturas de Tecnologias da Informação e Comunicação (acesso internet, banda larga)
Dimensão imaterial (a título de exemplo)
Programas de ensino
Redes de Empresas Tecnológicas
Patentes registadas
Uso da internet

Potencial de Urbanidade

Dimensão material (a título de exemplo):
Habitação e Espaço público
Transportes colectivos e serviços de apoio aos modos leves de deslocação (a pé, de bicicleta)
Zonas ambientais e paisagísticas (Parques e jardins, Linhas de água e zonas florestais)
Equipamentos de apoio à infância e aos jovens, apoio à terceira idade, Escolas, Hospitais e Centro de Saúde e equipamentos de desporto
Dimensão imaterial (a título de exemplo)
Redes / Associações de Moradores, Cívicas ou Ambientalistas
Redes / Associações de apoio a jovens e de apoio a idosos
Programas de Animação do Espaço Público

Não exigimos um grande trabalho, pretendemos apenas alguma sugestões ou críticas.
E se puderem, visitem o nosso blog e votem:

http://madeinaveiro.blogs.sapo.pt/



Agradecidos pela colaboração:

O grupo MADE IN AVEIRO:

Afonso Motta
Amália Miranda
Daniela Bandeira
Mariana Mendes
Marta Campos

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