O que se vê de um buraco?
Arsélio Martins

Nesta última semana, os buracos apareceram com toda a falta de elegância de que só os buracos são capazes. São uns autênticos buracos. A alta finança é o mundo dos buracos – fecha-se um para abrir outro; às vezes um grande buraco aparece disfarçado de floresta de buraquinhos. Quem passeia entre os buraquinhos, vê buraquinhos; na fotografia aérea vimos um buraco. De acordo com os interesses, é interessante falar dos buraquinhos umas vezes e outras só tem interesse falar dos buracos de uma tal dimensão que engulam o país.

O melhor buraco, o mais rico de todos, é o buraco do governo regional da Madeira por onde corre o dinheiro a um caudal de milhões/ano . É um clássico e reproduz-se de ano para ano. Mostra-se indiferente à sua contribuição para o grande buraco nacional; orgulhoso na sua gordura de nódoa, ameaça tornar-se um buraco independente. Não cumpre regra alguma imposta pela madre financeira, nem se deixa intimidar pelo tribunal de contas. Faz de conta.
Presta contas como quem não presta.

Outros buracos interessantes são os das sociedades anónimas do desporto financeiro. Destes, o buraco mais espectacular é aquele em que ameaçam enterrar o novo estádio do Benfica que foi erguido para o euro2004 dentro da euroárea. Percebem o buraco? Uns dizem até que nem há buraco e não devemos preocupar-nos. Outros dizem que o buraco tem dimensão da ordem dos milhões. Os responsáveis dizem que o buraco é de uma sociedade anónima do benfica, e esta garante não haver lugar a qualquer responsabilidade da sociedade anónima criada para as obras do estádio pela primeira sociedade anónima. Ainda não conhecíamos o sistema de canalização estabelecido entre os buracos?

E quando são as câmaras a cair no buraco financeiro criado com a construção do estádio para o euro2004? Ouvimos dizer que um buraco criado para um novo estádio não cria buracos onde se deixam cair todas as restantes obras e actividades das câmaras, já que são coisas diferentes. Há alguém que acredite que os dinheiros não circulam pelas canalizações entre buracos? Haverá mesmo alguém que acredite que o buraco do futebol não tenha arruinado o chão que dava uvas para as outras artes e tenha, por essa via, aberto o novo buraco? Em Aveiro, como é? Acreditamos em quê?

O que é certo é que há obras magníficas que se levantam sólidas e sem parar sobre buracos, enquanto outras se deixam cair pelos buracos do tempo com andaimes desequilibrados à maneira de Santa Engrácia.

Esta dança entre buracos tornou-se um desporto. Por ser um desporto com futuro e capaz de animar a actividade económica é grande a atenção que merece. E a teoria manda que cada buraco seja tapado com o entulho retirado de um buraco que se abra. Talvez até criemos uma sociedade anónima de buracos cotada numa bolsa de buracos, que não é o mesmo que uma bolsa com buracos. Só quem está num buraco, pode falar tanto sobre buracos. Onde é que eu ia?

[o aveiro, 3/7/2003]

Sem comentários: