As festas dos políticos populares
Arsélio Martins

No tempo em que havia festas populares, as pessoas organizavam as suas pequenas coisas ao seu gosto e ocupavam os seus bairros ou a sua cidade para darem largas à alegria que podiam construir enquanto comemoravam ou louvavam algum santo da sua predilecção no seu dia assinalado. Hoje já não há uma única grande festa que seja da iniciativa popular, embora haja mais gente envolvida em cada uma das grandes festas.

A televisão deixou de cobrir noticiosamente as festas, fazendo directos sobre o que vai acontecendo. Faz muito mais que isso. Vai para os locais onde havia a festa popular, monta os seus palcos e faz acontecer outra festa, a sua festa com os seus apresentadores, os seus convidados e os artistas de variedades que contrata. E as pessoas que andavam de um lado para o outro, dançando e falando umas com as outras, assistem agora à festa que lhe propõem e, em bicos de pés, lutam por um fugaz momento de glória nacional e internacional. Os palcos da televisão são animados durante dias inteiros e revezam-se nas transmissões em directo. Em notas de rodapé aparecem ainda as mensagens mais íntimas que as pessoas mandam para a televisão em vez de as sussurrarem aos ouvidos de quem amam.

Diversos palcos são montados, mesmo quando não parecem palcos. Há palcos para artistas de variedades e há palcos para os políticos do poder, cujo papel consiste em aparecer para dizer, por exemplo, que é noite de festa e não é altura para falar de política. Que é afinal o que fazem quase sempre. Aparecem e são encontrados (?) nos lugares públicos por algum motivo e muito raramente por razões políticas. Quem diria? Começo a pensar que não há política que lhes valha e que lhes sobra o espectáculo de estar onde está o povo quando este está em festa e longe dele quando as manifestações são outras. As festas deixaram de ser em louvor dos santos populares e, na maior parte dos andores, a televisão carrega mundanos mais ou menos políticos que não se dão bem com o anonimato popular.

Assim se fez a noite em nome de S. João do Porto, com fogos artificiosos em ambas as margens do mesmo rio Douro e do mesmo partido, com palcos e barcos à deriva pelo continente e ilhas. E também o Santo António de Lisboa tinha sido um produto de televisão.

A comédia dos costumes culturais do S. João do Porto é o cenário da farsa em volta da administração da Casa da Música e lateralmente do Rivoli ou mesmo do Teatro Nacional de S. João. A ignorância que toma as rédeas do poder é uma mula fascinada pelo cavalo que monta. O coice da emenda demora tanto quanto dura uma tragédia em quatro anos de drama.

Santo António e São João já se acabaram. O que nos reserva o S. Pedro?

[o aveiro; 26/06/03]

Sem comentários: