não desistir




Não desistimos hoje, para podermos desistir amanhã.

Todos os dias apetece desistir, mudar de vida, partir para outra. Digo para mim mesmo que preciso de descanso e o mereço. Que, descansando do que vai sendo preciso fazer, ganho tempo para o que quero fazer. Quem não compreende isto? Quem não me compreende? Mas acabo sempre a aceitar mais isto e mais aquilo e a adiar a minha vida, a criar novos compromissos para andar sempre a prazo e fora de prazo. Todos os dias há um prazo que acaba sem que eu tenha feito o aprazado, porque uma outra coisa, atrasada também ela, se atravessa no caminho do tempo. Cobardia. Pura cobardia. Medo. Puro medo. Já há muito tempo que sei. Desistir disto ou daquilo, deixar de responder a este ou aquele apelo ou pedido de colaboração significa desistir não da coisa, do acto em si, mas antes da pessoa que por nós influenciada ou tocada passa a ser uma parte de nós.
A partir de certa altura, acontece-nos pensar que não nos podemos dar ao luxo de desistir de quem quer que seja, como se a solidão fosse insuportável.
E estamos a falar, na maior parte dos casos, de pessoas que não veremos mais ou que podem não querer ver-nos mais ou de quem nós já jurámos não querermos vê-las nunca mais. Muitas delas não as conhecemos e continuamos a não conhecê-las.

Algumas delas somos nós.

Sem comentários:

as caras mais a cara do burro feliz