desenhos de évora




desenhos de évora




desenhos de évora




Pormenorçamento

Todos ficamos envolvidos nas discussões sobre um orçamento de estado quando este desce do do governo ao parlamento com vista a receber o voto do partido do governo e a condenação dos restantes partidos.

No fundamental, o orçamento do Partido Socialista é o orçamento dos partidos à direita e estes, garantido que está o seu orçamento, podem votar contra para afirmar-se como ainda mais radicais defensores dos interesses do grande capital e não desdenhando um ainda maior ataque aos papeis que cabem ao estado social moderno. Aliás, o melhor para os partidos da direita será ver o estado social exaurido e atacado por quem se reclame de esquerda.

Para cada ideia de sociedade e de estado, até mesmo para cada classe social ou para cada grande grupo de interesses, há um orçamento. Há muitos orçamentos na discussão de cada orçamento de estado. Para a esquerda, o orçamento baseado nas grandes obras públicas e no aprofundamento de todos as vias que conduziram o estado e o país até este buraco não pode ser aprovado. O orçamento do PS não aposta nas pessoas, na sua qualificação e no que sejam competências humanas em acção. Aposta antes em actos inaugurais de uma nova era de grandes obras e eventos para movimentar capitais no sentido do costume, do estado para os do costume, continuando a aprofundar o abismo entre os mais ricos e os mais pobres.

Este é o orçamento que nos permite sair da crise? - é a pergunta destes dias. Não sabemos responder. Para quem nunca esteve em crise, banca entre outros, o orçamento do PS ainda lhes garante mais umas coroas... e de louro, por terem visto subir os seus lucros aproveitando o presente da crise dos outros. Para o estado social, o orçamento vem dizer que a sua crise deve ser aprofundada. Os pobres e desfavorecidos, desempregados, etc irão ver as suas condições de vida prejudicadas porque é sobre a sua pobreza que um futuro radioso vai ser construído. Para esses, o orçamento vem aprofundar-lhes a crise do presente em nome de um futuro que lhes escapa.

Ao ler o orçamento, assalta-me uma curiosa comichão com o cuidado extremo posto nos artigos que se referem à Caixa Geral de Aposentações, com cuidadosas notas sobre inscrições dos titulares de cargos dirigentes. Quem fica a dever à Caixa? Certamente que não são os que descontaram toda a sua longa e normal vida activa e carreira retributiva! Finda a resistência ao cerco, imaginemos como vai ser o saque.

[o aveiro; 17/11/2005]

ensina-me a chorar

Ensina-me a chorar que eu bem preciso,
nem imaginas quanto, de lágrimas verdadeiras.

Deixa-me mergulhar em tuas mãos lavadeiras
e entranha-me do cheiro das tuas faltas de siso .

ciência prática

No último mês, convivemos mais uma vez com a estupidez boçal dos mandantes das praxes estudantis. Sei que faltaram às aulas, sei que houve quem fosse obrigado a faltar a aulas, sei que há quem ache tudo isso normal e até desculpe as faltas às aulas, sei que se embebedaram repetidamente, sei que houve festas "de acolhimento" que duraram noites inteiras de uma semana, sei que houve mesmo quem achasse intrigante a insatisfação dos vizinhos das festas. Vi os bandos pelas ruas da cidade e também vi a manada em frente da Reitoria. Não me conformo com o regresso das trevas.
E, a respeito das praxes, ouvi (e li n'O Público de 7/11 ) o Ministro da Ciência afirmar que as escolas do ensino superior "não devem ser escolas de submissão e de iniciação a práticas fascistas" e que é "absolutamente contra aquilo que se designa, com algum humor sádico e machista, por praxes académicas, como se nos devêssemos rir disso". Acrescentava que essas praxes "são uma escola de falta de democracia e fascismo" e que "devia haver uma atitude de menos complacência por parte de todos, nas universidades e fora delas".
Sabemos bem como a Universidade tolera a actividade das hordas praxistas. E é intolerável essa atitude que acaba por legitimar a um certo nível as palhaçadas que, por vezes, acabam em verdadeiros crimes (sem culpados?). Afirmou o Ministro que é preciso "aplicar a lei e exigir o seu cumprimento dentro das universidades", que não se podem aceitar assédio e humilhações em sítio algum e que "não há paraísos para a humilhação ou para práticas fascistas" e que, se os houver, "esses paraísos não podem estar dentro do ensino superior". Mariano Gago afiança que irá tomar "o máximo de medidas que seja possível" e pede "que aqueles que sejam vítimas se queixem", pois ""se o não fizerem estarão a ser cúmplices dessa barbaridade".
Somos solidários com a revolta do Ministro e com as vítimas. Sem aceitar que haja patrocinadores para esta vida selvagem nem a cumplicidade das autoridades das academias e das cidades, tenho de lamentar que, para falar disto, seja preciso haver novas vítimas capazes da denúncia.
Não são públicas e notórias estas demonstrações dos velhíssimos veteranos da parvoíce juvenil? Um dia ainda vamos ser espantados pelo espancamento dos veteranos às mãos de jovens cansados de tanta humilhação e cansados do estado descansado.

[o aveiro; 10/11/2005]

mel

Esta manhã meu irmão procurava
qualquer coisa nas gavetas; remexeu
no armário, nos bolsos dos casacos,
dos capotes e de cabeça e mãos
na cómoda tirou tudo para fora.
Virou do avesso até a cozinha.
Passava de um quarto para outro
sem me ligar.
Quando começou a revistar a minha cama
perguntei-lhe: que procuras?
Não sei. Primeiro procurava um prego,
a seguir um botão, depois queria fazer café
e agora preciso que me digas alguma coisa,
nem que seja uma tolice.


[cantèda vintitrè; mel;
tonino guerra, mário rui oliveira]

prova de vida

De vez em quando, vejo o mundo aperfeiçoar-se. São pequenas coisas, fragilíssimos gestos os que me reconciliam com a vida e me lembram a exacta medida das humanas falhas.

Fiz parte de um pequeno grupo que concebeu e discutiu com professores os programas de matemática. Há poucos processos que tenham merecido tantos debates como esse. Anos passados nesse trabalho e de reflexão sobre ele, podemos ver-nos reflectidos em parte nas opiniões que se fizeram ouvir, ver estabelecidas novas formas democráticas de autoria e autoridade.
Apesar da qualidade da discussão, reconhecemos que poucas vezes sentimos a necessidade do debate fora das multidões que aderem tecnicamente aos argumentos a favor e contra as decisões programáticas. Na falta de melhor participação cidadã, comparamos com o que foi antes de nós e aceitamos as limitações como sendo coisa inevitável.
Convencidos sobre a fatalidade das limitações e munidos com a arrogância de quem não espera aprender em discussões sobre as adaptações do geral a este ou aquele subsistema específico, aceitámos adequar programas gerais de ensino ao ensino recorrente, ao ensino profissional ou à educação e formação. Nem nós, nem outro além de nós se lembrou de ouvir uma ou outra comunidade sobre quaisquer aspectos da nossa acção.
Essa acção influencia a vida toda de muitas pessoas em cada comunidade. Não estranhei que toda a decisão fosse feita longe de todas as ribaltas de discussão pública.

Nem imaginava que podia ser de outro modo, até que me convidaram para moderador e provocador de um debate sobre educação e formação na Murtosa. No Centro Recreativo Murtoense, na sequência de outros encontros e debates sobre variados assuntos em espaços associativos, vi-me cercado de pessoas com projecto, interessadas em levantar pontos de vista sobre o ensino e sobre a formação como quem levanta pesos e o mundo em ombros, capazes de acrescentar cor local, sabedoria e experiência ao saber de teoria feito.

Ao surpreender-se a si mesma em vida comunitária, a vida não pára de nos surpreender e, se encontra fresta aberta, cria um ensinamento maior que o anunciado no gesto de toca a reunir. Bolos e cafés, sala com história, pessoas com memória. E boas falas.




[o aveiro; 3/11/2005]

reunião de desenhos




arte postal




Arranquei uma folha de papel
manteiga do meu livrinho diário.
No verso, colei um selo de 30 cêntimos
depois de escrever um nome e seu lugar,
como endereço possível.
Para saber se os melhores
correios do mundo entregam a folha
sã e salva, espero.
Ela espera sem saber.

reunião de desenhos




reunião de desenhos




a reunião reunião começou ainda a tarde era uma criança luminosa.
quando acabou já o dia se tinha perdido numa escuridão outonal
e eu, abandonado, perdera a mão em luta num postal quase ilustrado.

olha




olha como o céu vela por ti:
como um véu sombrio te esconde
dos inimigos vizinhos e mesmo de ti
bem podes perguntar porque estás aí ou onde

sabes que subiste para lugar nenhum
e aí ficaste sentada do lado direito
do mais simples espírito e estreito
bocal que entoa três vozes sendo um

Banca!

Os discursos políticos falam de crise geral. A solução para todos os males está na redução do défice e na criação de incentivos ou benefícios atractivos para o investimento e para os empresários. Dizem-nos que se não adoptamos novas empresas, não resolvemos os problemas de emprego. Há empresários sem empresa. Esperam lucros de negócios e não razoáveis retornos de uma empresa saudável, desempregados que aceitem trabalho sem estabilidade e com salários baixos, que não se cobrem os impostos devidos, que subsidiemos a implantação do negócio e que não haja castigo quando, apesar de todas as ofertas, abandonarem a mão de obra desesperada por novo noivado. Na aldeia global, a elevada rotação dos produtos e serviços afluem a uma arena de comércio que não se esgota na satisfação das necessidades por acesso aos bens essenciais e cria necessidades artificiais.

A esta situação económica desequilibrada, difícil e em crise - trabalho e necessidade, salário e produto - ou propiciada por ela, opõe-se o florescimento das movimentações financeiras, optimistas, em delírio por não corresponderem, na sua imensa maioria, a quaisquer equivalentes em produtos verdadeiros. Nunca houve tantas operações financeiras como actualmente e nunca os bancos e similares deram tanto lucro. Muitos dos empreendimentos produtivos foram abandonados e trocados por deambulações e orgias financeiras. O dinheiro, que antes crescia pela troca de mercadorias, cresce agora mesmo quando não há quaisquer mercadorias, bens culturais ou trabalho incorporados na troca. Mesmo quando nada mais há além de dinheiro nesta virtual riqueza das nações.

Apesar dos lucros astronómicos, os bancos requerem privilégios fiscais e mesmo dispensas de pagamento de algumas taxas. E o governo dá. Quando a cupidez é muita e saltam fora da legalidade já de si tão favorável, alguma alma os há-de informar da eventualidade da busca de ponta de crimeada. Até o Banco de Portugal, que controla suspeitas movimentações de capitais, não dá por nada. Olha como mudo, denuncia calado.

Não é português um banco (ou instituição financeira) sem antigo ministro, secretário de estado ou similar na sua administração. Mesmo banco estrangeiro, com negócios ligados ao estado ou coisas públicas, não escapa a administrador político luso. Ética legal em acção!

[o aveiro; 27/10/2005]

os outros




de ti tu sabes tudo pensas tu de ti tudo ou nada de ti é o que parece de ti:
é como tudo na vida de ti tu de ti sobram nenhuns outros, estes.

no oriente

No Oriente, a matemática está na sua pátria.
Na Europa, degenerou em simples técnica.

Novalis

A culpa dos simples

Olho as tuas mãos enquanto lês. Vejo nítidos os tendões dos dedos que batem furiosos as teclas do piano sensível da mesa. E até há pouco a mesa parecia a lisa praia em que as tuas mãos descansavam. Sei que tentas reconhecer a voz de quem escreve o que agora lês. Vejo-te incrédulo, enquanto tentas controlar uma revolta que os dedos nervosos não escondem.

O que te perturba é sentires-te parte do grupo dos simples que, sabendo da imperfeição das pessoas, não deixam de se revoltar contra os erros, as injustiças, a corrupção, ... O que te perturba é leres o que os teus amigos não se cansam de escrever, acusando-te do crime de denunciar uma crise geral de valores do ponto de vista da moral, da ética e da justiça. Chegam mesmo a ameaçar-te com a possibilidade de se virarem contra ti os teus escrúpulos morais e éticos, já que estão convencidos que não és senão um náufrago mais entre outros em cruzeiro pelo mar da lama num barco de luxo. Tu estás perplexo porque eles pensam isso de ti. Será que, por não aceitares as manobras dos crimes financeiros e a contabilidade imaginativa, virás a ser um criminoso de colarinho branco? Será que, por usares colarinhos brancos, vais acabar por lucrar com algum negócio menos limpo ou com acesso ilegítimo a cargos ou favores?

E começas a rever o filme do passado da tua vida para descortinar alguma coisa menos correcta ou mesmo reprovável que tenhas feito sem pensar e que eles dirão que é da mesma natureza e gravidade de actos criminosos.

Estás a sentir que alguns dos teus amigos estão quase a convencer-te a não criticar a acção política do ponto de vista da moral e dos bons costumes, dizendo-te que sabem que tu sabes não ser perfeito.

Os dedos tensos batem na mesa. Quando a batida dos teus dedos se torna solta, sei que venceste a batalha interior contra quem usa a tua imperfeição simples e a ignorância do futuro como argumento para desculpar os crimes deste passado presente..

Há adeptos que gritam. Mais pelas derrotas dos clubes que não podem nem sabem perder do que pelas vitórias dos que nem sonham ganhar. Descansarão quando degolarem algum bode expiatório. E tu?

Escrevo por ti e por mim. Sobre futebol? Ou sobre política?


[o aveiro; 21/10/2005]

Perder e... achar.

1.
"Trata-se de uma mulher que perdeu uma agulha na cozinha e a procura na varanda da sua casa. Acorre então o jovem que pretende ajudá-la, e pergunta: Que procura? - Uma agulha. Caíu-me na cozinha. Logo o inexperiente jovem se espanta muito e quer saber porque a procura ela na varanda. - Porque na cozinha está escuro - responde a mulher."

Citada por Herberto Helder, esta parábola vem ter comigo uma e outra vez. Há muitos anos, encaminhou-me a desaprender o que se tinha tornado incompreensível e insuportável para que aprendesse outras coisas e retomasse a respiração vital que tinha sido interrompida por uma dúvida do tamanho da vida.

Nestas últimas semanas, a parábola voltou a instalar os seus arraiais na minha cabeça e a guiar os meus passos e decisões. A necessidade de procurar alguma verdade perdida pareceu-me a busca de agulha perdida em palheiro escondido por um manto artificial de escuridão política. E dei por mim a procurar uma nascente de luz numa varanda virada para a vida comum. Em vez da verdade? Não. Como verdade humana que importa.

2.
Num livro de divulgação matemática, Paulos refere-se ao espanto de um jovem perante um Rabi que tem sempre uma parábola adequada para cada assunto, para cada pergunta ou inquietação.

E é verdade que Paulos põe na boca do Rabi uma parábola muito interessante para reagir ao espanto do jovem. Trata-se da surpresa de um guerreiro recrutador que, ao percorrer as ruas de uma aldeia, dá com uma sucessão de alvos desenhados nas portas dos celeiros. O espantoso é que em cada alvo há uma seta espetada exactamente no seu centro. Quando procura o extraordinário atirador (certamente para o recrutar), descobre que se trata de um jovem muito especial que atira setas às portas e depois desenha em volta uma roda centrada na seta espetada.
Depois de mais essa parábola, o Rabi da história de Paulos conclui para o seu jovem admirador que não é verdade que tenha uma parábola para cada assunto, mas que distingue os assuntos para os quais conhece uma parábola. E só fala desses.

3.
Sem mais lições do que essas, mais uma semana passou. E tudo que era bom querer, para sabermos e saborearmos como verdade de todos e para todos, soube a pouco.


[o aveiro; 13/10/2005]


Nota:
Um amigo enviou-me uma mensagem a lembrar-me que eu lhe tinha apresentado o livro em que a segunda parábola aparece e que eu me tinha enganado. O autor que eu identifiquei como Halmos, na minha citação de cabeça, é de facto Paulos. Já encontrei o meu livro: Era uma vez um número de John Allen Paulos, editado em português e em Portugal pela Bizâncio, em 2002. Obrigado.

Tenho de procurar o texto completo do Herberto Helder para confirmar. Essa eu sei-a de cor mesmo. Saberei? A velhice não perdoa. Fiquei para aqui a tentar lembrar-me de um soneto do Antero e já não veio todo. Mudei e levei de vencida um longo poema de Gonçalves Crespo (?). Não está tão mal como ameaçava.

esta hora

Hubo un tiempo en que mis íunicas pasiones eran la pobreza y la lluvia.

Ahora siento la pureza de los limites y mi pasión no existiría si supiese su nobre.

(...)

Esta hora no existe, esta ciudad no existe, yo no veo estos álamos, su geometría en el rocío.

Sin embargo, éstos son los álamos extinguidos, vértigo de mi infancia.

Ah jardines, ah números.




[Ainda. Gamoneda]

o círculo

corro para ti e em redor de ti
corres para mim de mim em redor

riscas, palmilhamos uma volta de roda,
uma revolução, uma queda sem asas


se não é um salto alto em altura
que me afasta de ti no meu primeiro voo

sei que quem pode dar-me mais amargura
é quem limpa o nariz onde eu me assoo.

Dos limites

Como todos devem ter percebido, sou um bom candidato a deputado municipal por um bom programa.

De resto, a educação marca-me limites. Ninguém me verá a prejudicar a recuperação de pessoas em dificuldade.
Sou professor há muitos anos, nada do que é humano me é estranho, não tenho a presunção de adivinhar o futuro de cada pessoa e muito menos posso aceitar tratamentos desumanos e degradantes para pessoas que não reagem em dada circunstância de acordo com o que se podia prever a partir do que demonstraram antes.

Pronto... final.

O homem só

Tento perceber o que faz o homem. O que faz um homem quando está só no espaço que habita? Há quem diga que prefere não comer a levantar-se do sofá onde sempre esteve deitado. Ao contrário, há quem diga que sozinho se desdobra em actividade a fazer as comidas que gosta e que não quer fazer quando há mais gente, para não habituar mal a entourage ou para que ninguém saiba que ele é capaz de comer aquelas m.... Há quem diga que um homem só nunca está só e que come bem, com parcimónia e acompanha a comida com um pequeno copo de bom vinho ou uma adequada infusão. Há quem diga que não há homens sós, como não há mulheres sós.

Mas sozinho, o que faz o homem? Aproveita para chorar?

a cultura


quando a cultura se debate
entre ser
qualquer coisa para vender
e ter
qualquer coisa para vender

eu rabisco cornos e asas
que nem se compram nem se vendem

nem por mim nem a ninguém

postal do pedagógico


eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que tem de haver uma razão para aceitarmos ser como somos quem somos sendo outros e estes mesmos nem mais ar nem mais fogo nem mais água nem

tem de haver uma razão para não querermos estar nas reuniões e tem de haver uma outra para sabermos que o tempo está a passar-se sem sermos atraiçoados por uma vida súbita que nos devolvesse o olhar a um outro lugar longe destes dedos vagabundos que deslizam por um postal no outro lado do frio glacial que aqui me faz gritar por me saber capaz de uma dor que não o é por já não sentir coisa alguma fora das palavras por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer que eu preciso de aprender a não dizer por dizer

A pista escandinava

Não há muito tempo escrevi eu acerca do meu desejo de ser professor escandinavo (finlandês, mais precisamente) a propósito de afirmações mais ou menos a despropósito de Jorge Sampaio. Dizia ele que os professores finlandeses passavam 50 horas na escola e, apesar disso ou por isso mesmo, eu queria ser finlandês. Uns pensaram que eu queria mudar de presidente, outros que eu precisava de arrefecer e houve mesmo quem pensasse que eu só queria mudar para um país onde se podia viver sem governo. Estávamos então no princípio da campanha malévola contra a função pública, em geral, e os professores das escolas públicas, em particular. O jornal diário fez-se caixa de eco destas declarações, sem comentários a favor da verdade. Em 11 de Setembro, quando as aulas estavam a começar em Portugal, na revista que acompanha a edição dominical do Público, aparece uma reportagem sobre as escolas da Finlândia. Há alguma deambulação interessante pela vida de alunos e de escolas. Numa caixa destacada, sob o título ?Sistema?, lá se pode ler que os professores (finlandeses) "têm cerca de 35 horas lectivas semanais e a preparação das aulas é feita em casa, em horas não laborais". Na revista do domingo seguinte, é publicada a carta de um leitor a desmentir e desmontar a informação e a repórter viajante publica um minúsculo pedido de desculpas e fala de um mal entendido (????) sobre o assunto. Nunca poderei provar que o meu jornal diário fez algum trabalho sujo para ajudar a desacreditar os professores no tempo em que o governo estava a tomar medidas (duvidosas e de cobertura para outros voos) sobre os horários de trabalho nas escolas públicas. Que miem os gatos escondidos se eu estiver a pisar-lhes os rabos que vejo.

E é altura de voltar à pista escandinava. Os nossos jornais que tanto abusaram da inspiração na musa escandinava para as escolas podem agora verificar que, se há arguidos entre os políticos nacionais, regionais ou locais escandinavos, a ninguém passa pela cabeça que suspeitos e arguidos possam apresentar-se como candidatos. Por cá, dezenas de arguidos por acções ligadas ao desempenho de cargos públicos estão a candidatar-se a cargos públicos, obtendo o favor de todos os jornais para publicitar as suas actuações mais ou menos à margem das leis e dos bons costumes.

Espalhemos o exemplo escandinavo! Então? Vamos lá a isso! E agora nem é preciso mentir!



[o aveiro;29/09/2005]

Pájaros

Pájaros. Atraviesan lluvias y países en el error de los imanes y los vientos, pájaros que volaban entre la ira y la luz.

Vuelven incompreensibles bajo leys de vértigo y olvido.




Ainda.Gamoneda

desenho, logo existe



no papel manteigueiro

irmandade das almas - VII

Irmãos! Não quero ser poeta, mas tanto tanto queria tornar reais os sonhos e dar satisfação aos desejos mais profundos que me animaram e animam! Não tenho a arte do poeta para fazer virar real o que o não é, o futuro radioso que prevejo para lá do futuro que vejo! Que homens somos nós? Que poetas somos? De todos os temas em estudo, auele que me apaixona é este da natureza do militante ligado às questões do aparelho teórico marxista-leninista, à concepção de partido, ... Que forja é o partido?
Levantou-se, enquanrto falava, o irmão Ulisses. [Exaltava-o a ideia de que estava preso, retido, apesar dos seus queixumes, pela filha de Atlas que não cessa de o seduzir com palavras doces e lisongieras para que ele se esqueça de Ítaca, da vida distinta da vida dos deuses.]
Não sei se me entendem, mas reputo esta questão de muito importante para irmãos do nosso tipo! - reclamou Ulisses, olhando de soslaio para o irmão Foz do Riacho, que até aí se tinha mantido sem qualquer marulho. Marulhou então, de acordo, e citou Bob Dylan, cantarolando em relação aos temas da situação nacional e internacional sobre o que se podia fazer:
Os grandes livros foram escritos/ os grandes ditos foram ditos/ e eu só quero pintar um quadro/ do que acontece por aqui de vez em quando/ ainda que não entenda bem o que se passa/ sei que morreremos algum dia, e que nenhuma morte deterá o mundo. E fehou a comporta.
Marta D. saíu. Saíram. Sem saber se de casa, se da casca. A escuridão tinha tomado conta da cidade. Um poeta pintava janelas iluminadas. Quando os irmãos acordaram havia frio em todas as direcções. E desjearam o conforto do partido.

As ruas encheram-se de ecos de passos dos automóveis partindo.

praça dos leões



o largo dos leõs



pois! os olhos vazios de vida são,
sob sombrias abas de um chapéu,
luzeiros brancos em campo de tiro

anjos suicidas em treino de asas.

a arte dos poetas

Por mais fantásticos que os contos sejam
a arte do poeta os faz reais.

citado por Goethe

largo dos leões



As grandes ceias fazem as noites longas, de que não sobra notícia.
Na memória uma palavra aqui, outra ali. Hoje ainda me lembro de uma ou duas. Para amanhã?

A caneta maquinal regista no papel manteigueiro os gestos dos dedos.

ali perto


irmandade das almas - VI

Citemos tudo! - citou um irmão libertino. Aí está bem citado o que um marxista-leninista não cita nunca. Esse é outro princípio violador. Pode ser que para esclarecer assuntos que nos preocupam, marxistas-leninistas, tenhamos de nos socorrer de outras fontes. Quando na cozinha estiver escuro, procuremos na varanda o que está na cozinha! - disse o irmão Busca-pólos. João Gordo rejubilava: Cada um cite o que quiser, mas que não caiamos na recitação abusiva dos clássicos. Nada de religião na nossa mesa! E, a propósito, citou Karl Marx: A miséria religiosa é, por um lado, a expressão da miséria real e, por outro, o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura acabrunhada, o sentimento de um mundo sem coração, tanto como é o espírito dos tempos privados de espírito. Ela é o ópio do povo. A supressão da religião da religião como felicidade ilusória do povo é uma exigência para a sua felicidade real. A exigência de renunciar às ilusões sobre o seu estado é a exigência de renunciar a um estado que tem necessidade de ilusões. A crítica da religião é a crítica do vale de lágrimas, do qual a religião é a auréola. Todos se espantaram com a memória de João G.
Não será uma citação a cair bem sobre a religião da nossa irmandade - o marxismo-leninismo - que nos abrasou a alma? Ai! Se o Marx nos visse agora! Tão religiosos que nós éramos! - inflamou-se o irmão Juvenal.
Isso tudo é muito importante, mas como é que vamos orgnaizar o estudo? Não temos hábitos de estudo! Nós estudámos o marxismo-leninismo à medida do que nos era exigido pelo Partido e das encomendas de sermões de vulgarização do marxismo. Quantas vezes vulgarização abusiva! E agora? Liberdade de leitura, de estudo, mas de quê? - afligiu-se com razão a irmã do Conde Ferreira.
Ora! podes sempre começar por ler os clássicos!Foi o caminho que eu segui depois de ter sido despedido de militante do partido dos cómicos românticos - gaguejou o irmão Caramelo de Contrabando. Ao que o irmão João G. retorquiu ironicamente: E se te fosses lixar! Isso é um conselho de velho: Cita o que quiseres mas só depois de teres lido os clássicos? Deus meu! Haja pachorra! O irmão Caramelo en+mendou logo, fez mesmo uma autocrítica ainda que raquítica. E rematou: Cada um leia o que quiser, o que mais o divirta, mas com o dever de dar contas das suas leituras aos irmãos da Mesa. Valeu? Caramelo ainda acrescentou, de cor, uma listinha bem interessante de leituras divertidas que afinal tinha feito. E logo ali se aprovou um programa de transfusões de leituras.
Irmão Domingo de Páscoa falou para pôr à consideração da Mesa: Acho também que devemos escrever até as parvoíces libertinas e passá-las no nosso círculo. A maior parte de nós está traumatizada pela escrita no PCRasuas e nunca mais escreveu uma linha que fosse. Para vencermos esta incapacidade, devíamos fazer promessa de trocarmos impressões por escrito. E devíamos começar por escrever estas coisas que temos vindo a chocalhar a Mesa inocente!
E assim ficou estabelecido pelo irmão Organizado: Estamos de acordo. O irmão Domingo de Páscoa fará a acta deste sonho!

cítara

Levanto-me então da plateia e, por entre metralhadoras esculpidas, conto de novo a parábola da agulha que me obceca. Desentranhei-a de um velho manual.
Trata-se de uma mulher que perdeu uma agulha na cozinha e a procura na varanda da sua casa. Acorre então o jovem que pretende ajudá-la, e pergunta: Que procura? - Uma agulha. Caíu-me na cozinha. Logo o inexperiente jovem se espanta muito e quer saber porque a procura ela na varanda. - Porque na cozinha está escuro - responde a mulher.
A parábola ajudará a desaprender alguma coisa e então será possível aprender outra coisa.

Herberto Helder

irmandade das almas - V

A linguagem do sonho é outra
Uma preocupação é a da linguagem, da língua falada e escrita.- Disse o irmão Bocas.
E, desentaramelando a língua, continuou:
Os partidos todos têm o discurso do poder, de sedução para apoio à manutenção ou conquista do poder. E mesmo quando dizem coisas diferentes dizem a mesma coisa. O receptor não distingue os diferentes discursos doss partidos de esuqerda, porque, da informação, o que permanece nas massas não é esta ou aquela "nuance", mas a estrutura do discurso, a sua organização, as ideias-base em que assenta a informação. E todos os partidos ditos de "esquerda" (e os de "direita"? não?) utilizam uma só estrutura lógica de linguagem, de discurso, organizam silogismos partindo das mesmas premissas e tirnado conclusões que só em pequenas aparências são diferentes, assentam sempre nos pressupostos fundamentais de que servem o povo, a classe operária, que a sua preocupação é com a situação das camadas desfavorecidas, que defendem o 25 de abril e que aunto a conclusões exprimem o sentir de amplas camadas e a necessidade do socialismo. Do lado do povo, que recebe a informação, não há diferença entre um discurso de sedução de um partido ou doutro. Assim, a primeira coisa que temos de ter presente é que não há ideias diferentes para fora sem linguagens diferentes. Temos de realizar, no campo da língua, um trabalho violador. - Concluíu o irmão Bocas.
João G. ria-se pelos olhos, lembrando-se daqueles artigos inflamados da bandeira rubra em que, das mesmas premissas, se tiravam conclusões diferentes em semanas diferentes. Que o João G. engolia logicamente e por devoção.
A irmã Marta D. referiu essas viragens bem explicadas que comiam os militantes, porque na política vencia a lógica, os argumentos válidos, quando se sabe que um argumento pode ser válido tendo tráfico ou tolice em cada uma das premissas ou na conclusão. E, pessimista, Mart D. aproveitou para dizer que os irmãos, cheios desses vícios de discurso, não iriam conseugir romper com essa língua passada.
E foi então que João G. disse:
Língua passada é bom! Coma-se e seja tudo pelas almas!
Irmão Organizado referiu, a propósito:
Nós, comunistas e irmãos, temos que experimentar. Esforcemos as meninges que ainda acabamos por conseguir. Se nos deixarmos ficar quietos é que não daremos nem um passo.
Todos os irmãos concordaram com esta filosofia de "estar quieto ser o contrário de andar". Um filósofo irmão, perdido no princípio do século passado e da filosofia, aproveitou para recitar o capítulo da unidade dos contrários, ao mesmo tempo que referia a necessidade de ter, no nosso estudo, referências que não podiam deixar de ser a classe operária e a sua doutrina, o marxismo-leninismo.
O irmão Domingo de Ramos apoiou esta coisa das referências e esclareceu que, dentre o material a adquirir para a Mesa, se devia dar prioridade a uma bússola que indicasse a esta irmandade pequeno-burguesa não o norte magnético mas o norte da classe operária e do marxismo-leninismo e que rebentasse caso a Mesa se desviasse desse admirável norte romântico.

[Já todos tinham saído quando, mais para si mesma, Marta D. denunciou Domingos de R. como vendedor de bússolas, manifestos e outros catecismos. E é para que conste que não consta da acta da sessão que aqui o comentário vem referido, em nota de rodapé.]

estava a pagar quando acordei

mandei lavar
as camisolas ocas

na lavandaria
encontraram nelas coladas
os ombros de porcelana
da tua alma

pediram-me contas
e eu paguei.

irmandade das almas - IV

A verdade e a mentira são miscíveis e a mistura é mal-cheirosa.
Bons argumentos, válidos argumentos carregados de verdades servem, em política, para apresentar boas mentiras como se fossem boas verdades. As melhores fundamentações de coisas erradas (e tantas há) é isso da mistura da verdade com a mentira. Mistura mal cheirosa, mas só para olfactos muito apurados ou desconfiados. Quantas vezes comemos disso? Afirmemos! Mas não tentemos dar uma forma acabada, completa. Afirmemos abertamente. De forma aberta: para servir a verdade. Boa! Não tentemos cercar a mentira de muita verdade e muita citação para dela fazer verdade! E deixemos que se desconfie da verdade! Mesmo desta. Irmãos! Sejamos francos! Sejamos fracos!
Nesta altura, o irmão Foz do Marulho foi interrompido por aplausos entusiasmados e gritos de apoio.
E continuou:
Em especial, recomendo que não usemos os clássicos como armas (bem citados e bem cortados) para apoiar isto, aquilo ou o contrário. Nem falemos em nome de quem não somos (por exemplo, nunca falemos em nome da classe operária) para que as nossas opiniões ganhem respeito. As opiniões são nossas. Que as coma quem quiser! A árvore que dá fruto, o melhor fruto possível, não o preparou para quem o vai comer, mas para si mesma, para a sua própria reprodução. Se alguma ideia produzirmos é para nos reproduzirmos. Ora bem! E mais nada! Viva a Mesa!
De novo, o irmão se viu interrompido pelos gritos de euforia dos irmãos. Pediu calma, antes de continuar:
Falando em nome da classe operária, mentimos. Falemos da classe operária, sobre ela, dela, das ideias que lhe atribuem, dos que dizem representá-la, dos que falam em nome dela, de ... Sejamos tagarelas, para quebrar a solidão. Mas nunca usemos a classe operária para dar peso às ideias. Porque as ideias não têm peso.

estar preso

A respeito de outras vidas (Matemática, claro!), uma colegamiga de Trás-os -Montes escreve:

Quando se risca uma linha (no chão) em torno de alguém este julga que está preso...

citando o Diário de Miguel Torga.

a maldade

Dou por mim a pescar na memória. Pequenas coisas, palavras cortantes, interjeições maldosas, pedras no sapato, areias nos olhos,... aqueles actos e factos desvalorizados um a um á medida que foram acontecendo. E que, neste momento, teimam em amontoar-se à porta dos meus olhos. Dou por mim a pescar na memória o dia em que a operação (est)ética foi feita sem que eu tivesse dado por ela.

Falo de mim e dos amigos que vou perdendo de vista. Falo de mim e das pessoas que me habituei a admirar por esta ou aquela razão num ou noutro momento: coragem física e capacidade de sacrifício, conhecimento, sabedoria, capacidade, humor, competência, acção, pensamento, estudo. Muitos deles nem os conheci pessoalmente, mas uma frase certeira que escreveram ou disseram fez com que olhasse para eles como pessoas admiráveis.

Sou muito influenciável, devo confessar. E atribuo sentido e valor às frases certeiras, às palavras da sabedoria, a livros. Mesmo quando não concordo com as ideias, atribuo cor e vida própria às pessoas por essa via das palavras e da sageza que me ponho a adivinhar. Até que passo a esperar a concordância entre as palavras e os actos, consistência entre as palavras de ontem e as de hoje, coerência entre a sabedoria e a educação. Quanto maior a admiração intelectual, tanto maior se torna então a minha exigência. Ingénua, eu sei.

Eis porque é para mim muito mais doloroso assistir ao espectáculo do debate entre Carrilho e Carmona do que aos espectáculos em que entram avelinos, valentins e isaltinos. É dramático ver um intelectual, professor e ex-ministro da cultura descer por avenidas que dão para o largo da decadência e que a televisão não se coibiu de mostrar variadas vezes para aumentar o nosso desconforto e vergonha.

Dou por mim a pescar na memória antigos debates, a tentar vislumbrar o lugar do tempo em que o atoleiro quebrou a casca do seu ovo. O tempo em que as estaladelas fenderam a porcelana da cultura cívica.

E sobra-me uma imensa pena de mim mesmo, ao perceber que há quem tenha expulsado as suas ideias e educação, para não dizer os seus ideais, para um campo de refugiados longe do campo da acção onde quer exercer influência e poder. Para quem, o poder?

[o aveiro; 21/9/2005]

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